“Mas quando nos tornarmos hipersensíveis à palavra, veremos que ela constitui uma adesão a uma amplidão feliz.”
Gaston Bachelard
O curso Lavra-Palavra enfoca reflexões prático-teóricas sobre a natureza poética da linguagem e possibilita descobrir e criar assombros com a palavra. A relação prazerosa com a palavra, aproveitando o seu aspecto lúdico, infinito e poético, redimensiona o aprendizado, e o aprendido pelo canal do imaginário e do potencial crítico/criativo do participante. Este curso não pretende atingir objetivos fixos e definitivos, mas implica numa auto-organização interativa e gerativa com o participante. Atingir subjetivos no (re)curso da afetividade poderá provocar descobertas significativas tanto na leitura como na criação textual. O curso possibilita:
- O contato afetivo com a palavra através do texto literário adulto-infanto-juvenil.
- Uma nova postura diante do aprendizado da língua: a passagem da postura passivo-receptiva para a atitude pensante, catalisadora e criativa.
- O tateio experimental com a palavra e a descoberta de novos rumos integrando os participantes.
- A integração com o acaso, com o espaço, com o entorno, com a memória leitora dos livros e do mundo para alinhavar o tecido vivo do momento de descoberta.
- Atenção de paciente escuta do outro para oportunizar momentos de complexidade e pensamento vivo.
- Apoio nos princípios da Pedagogia Freinet e da filosofia poética de Gaston Bachelard , entre outros.
- Sensibilizar o professor e o escritor em potencial, para as possibilidades lúdicas e transdisciplinares que o trabalho com a Literatura permite.
- Possibilitar o desenvolvimento da potencialidade reflexiva, crítica e criadora do participante.
- Reconquistar o lugar do imaginário na sala de aula e na vida.
- Provocar a descoberta do ser poético e a escrita criativa no educador e outros profissionais.
- Encorajar poetas e escritores inéditos.
Alguns pontos da programação:
- Integração e vivências de atividades lúdicas com a palavra.
- Aproximação com a riqueza da literatura oral e com a natureza poética da linguagem infantil.
- Produção de textos criativos com o estímulo da memória da infância e de vivências sensoriais e circunstanciais.
- Leitura da literatura adulto-infanto-juvenil de autores consagrados no Brasil.
- Síntese reflexiva e criativa.
PARTICIPANTES
Professores de ensino básico e fundamental, estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia, Biblioteconomia, Filosofia, Educação Artística, Jornalismo, entre outros. São sempre bem-vindos livreiros, poetas e artistas.
REPORTAGEM SOBRE O LAVRA-PALAVRA
DEPOIMENTOS
“Lavra-palavra é um momento em que você pode parar e se debruçar sobre as palavras. São mágicas. Abrem janelas e portas. E brilham estrelas.
Quando você menos espera, já teceu uma abóboda de estrelas, e, ao levantar os olhos, a Gloria está ali, te olhando, lembrando que foi possível. Só quem já fez, sabe. A gente guarda um infinito de estrelas no bolso.”Claudia Lucia Menegatti
Psicóloga e livreira da Livraria Poetria, de Curitiba
“Lavra-Palavra é a poção mágica do Asterix: Gloria caiu nela ao nascer e divide um pouco com os que participam do Lavra-Palavra…”
Priscila Prado
Advogada, poeta
“Vi chegar uma grande PA, carregada de pa-lavras, tão misturadas, tão livres, meio encantadas. Passei a LAVRA-LAS não de qualquer jeito, nem de qualquer forma. Arei daqui, Glória sulcou de lá. E voltei pra casa carregada de mais palavras, alastrados sentimentos e outros entendimentos”.
Maria Marta Ferreira
Psicologia Clínica CRP 08/07401
“O dicionário define Lavrar como trabalhar com arado, cultivar, escrever. No Lavra, a Glória nos faz capinar as ideias, provocando-nos, com um repertório rico de argumentos e de afeto. Por isso, durante a minha escrita/reescrita, as palavras vão desabrochando pela ponta do lápis, em linguagem poética, humorada ou realista, o que eu nem mesmo sabia que sabia, mas estava contido em mim. Durante a oficina, as ideias se compõem definindo o tipo de escrita. E algo de muito bom acontece junto, porque sinto uma modificação interior, salutar.
Gosto de lembrar do Lavra Palavra como provocador do conhecimento escondido, num processo lindo de encontro com a linguagem poética que está dentro da gente.”Marilza Conceição.
Professora da rede Municipal de Ensino em Curitiba e Cordenadora da AEILIJ-PRO Lavra-Palavra é uma celebração ao momento presente. É estar de corpo e alma na presença da potencia da palavra, apresentada pela fala e pela didática poética de Glória Kirinus, inclusiva e perspicaz, a tomar pela mão os devaneios dos lavra-palavreiros e levá-los à borda da floresta dos textos adormecidos.Depoimento de Jaque Conte